O flagrante ocorreu nos fundos de uma tabacaria em Florianópolis
O espaço operava de forma totalmente irregular, com fabricação artesanal de refis - Foto: Reprodução Um laboratório clandestino de produção de essências para cigarros eletrônicos foi interditado pela prefeitura de Florianópolis na última segunda-feira, 23 de junho.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O flagrante ocorreu nos fundos de uma tabacaria no Bairro Agronômica.
A ação foi coordenada pela Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Civil e da Guarda Municipal, e integra um conjunto de medidas de fiscalização para coibir o comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumo.
O espaço operava de forma totalmente irregular, com fabricação artesanal de refis, sem qualquer controle sanitário, registro na Anvisa ou garantia de procedência dos materiais. Durante a operação, foram apreendidos 336 cartuchos de essências, aproximadamente 25 dispositivos eletrônicos (vapes), além de uma caixa com acessórios, galões com substâncias não identificadas, equipamentos, rótulos e embalagens utilizadas na produção.
O uso e a comercialização de cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil desde 2009, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A norma proíbe a fabricação, importação, comercialização, distribuição e propaganda desses produtos em todo o território nacional.