Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
27 °C
20 °C

PF prende suspeito de compartilhar imagens de abuso sexual infantojuvenil pela internet

Operação P2J foi deflagrada em Criciúma

Por Redação, Revista Única
20/02/2026 - 08h32
Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico - Foto: Divulgação

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, um homem durante a deflagração de nova fase da Operação P2J (Pedo to Jail). A operação P2J é permanente e tem o objetivo de combater crimes de posse e de compartilhamento de material relacionado à exploração e ao abuso sexual infantojuvenil pela internet.

 :: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

As investigações partiram de um complexo sistema de monitoramento da circulação desse tipo de conteúdo ilícito. Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, a PF encontrou arquivos com cenas de violência e de exploração sexual contra crianças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O preso foi conduzido para a Delegacia da Polícia Federal em Criciúma/SC para os procedimentos legais. As mídias encontradas em posse do suspeito com o material ilícito foram apreendidas e serão periciadas.

Nomenclatura e alerta

Embora o termo "pornografia" ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir "qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais", a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de "abuso sexual de crianças e adolescentes" ou mesmo "violência sexual de crianças e adolescentes", pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades on-line dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

É igualmente importante ensinar às crianças e aos adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, a fim de reforçar que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e de adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2026 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR