Serão quatro Promotorias de Justiça atuando no mesmo prédio do Ministério Público Federal (MPF)
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instalou, nesta quinta-feira, 21 de setembro, uma nova Promotoria de Justiça e inaugurou uma nova sede em Criciúma. A partir de agora, a região conta com a 14ª Promotoria de Justiça com atribuição na Área Criminal e de Execução Penal.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A nova Promotoria e as 4ª, a 8ª e a 11ª Promotorias de Justiça vão atender os cidadãos de Criciúma, de Nova Veneza, de Siderópolis e de Treviso na rua Raymundo Procópio Nunes, 40, no bairro Pinheirinho, mesmo prédio do Ministério Público Federal (MPF). As outras dez Promotorias de Justiça da comarca seguem instaladas no Fórum da cidade.
Com essa mudança, haverá espaço para a acomodação de gabinetes para dois Promotores de Justiça, um substituto e um especial, bem como possibilitará os estudos para a instalação de uma nova sala do Núcleo Regional de Atendimento às Vítimas (Navit) em Criciúma.
A solenidade de instalação da nova Promotoria de Justiça e de inauguração da nova sede foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, e contou com a presença do Coordenador Administrativo das Promotorias de Justiça da Comarca de Criciúma, Promotor de Justiça Marcos De Martino; a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Ariadne Klein Sartori; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Durval da Silva Amorim; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação do MPSC, Luciano Trierweiller Naschenweng; a Secretária-Geral do MPSC, Claudine Vidal de Negreiros da Silva e demais autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
Na abertura do evento, Trajano salientou as melhorias que a instalação e a inauguração vão ocasionar. "Teremos a possibilidade de atender nossas crianças, nossos adolescentes e trabalhar com ainda mais eficiência no combate à corrupção. Poderemos estabelecer mais parcerias com os órgãos públicos e com a sociedade civil na região Sul do estado, pois teremos mais Promotores de Justiça que passam a contar com novas instalações", disse.
"Teremos, em breve, também, espaço voltado ao atendimento das vítimas de crimes, por meio do Navit: o núcleo especializado que surgiu como projeto-piloto na Capital. Por meio do atendimento humanizado, orientado sob a ótica jurídica, ofertamos mais proteção e acolhimento para as pessoas. Para se ter uma ideia, o projeto-piloto atendeu em Florianópolis mais de 600 vítimas em um ano. Agora, com a ampliação e novos coordenadores, Criciúma, Lages e Chapecó promoverão conforto e amparo às vítimas de crimes", complementou. O PGJ agradeceu o apoio de lideranças locais e regionais que participaram do projeto de instalação da 14ª Promotoria de Justiça e da inauguração da nova sede.