Vindima 2025 é um evento que celebra a colheita da uva e o enoturismo regional.
É época de celebrar a colheita da uva, com a valorização da tradição, cultura e gastronomia. De 11 de janeiro a 9 de fevereiro, os Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina, serão palco da Vindima 2025, um evento que celebra a colheita da uva e o enoturismo regional.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A uva Goethe é uma das Indicações Geográficas de Santa Catarina pela procedência, um marco que reconhece a autenticidade e a qualidade dos produtos locais.
Em Santa Catarina, segundo levantamento da Epagri/Cepa cerca de 83% das uvas são das espécies Americanas e híbridas, utilizadas para consumo in natura, sucos e vinhos coloniais; 13% da produção corresponde a Vitis Vinifera e 4% é uva de mesa. A Uva Goethe está entre as uvas híbridas com produção de vinhos finos.
As principais regiões produtoras de uva em Santa Catarina são o Alto Vale do Rio do Peixe (meio oeste) e o Sul do estado. Segundo IBGE, em 2024 foi colhida no estado uma área total de 3.736 hectares de uva de todas as espécies, somando 36.682 toneladas.
Colheita simbólica
A programação oficial da 17ª Vindima Goethe iniciou na última quinta-feira, 9 de janeiro, na Pousada Vale dos Figos, em Urussanga, com uma colheita simbólica. O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária Valdir Colatto e a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif participaram da programação.
Os produtores também são incentivados por meio do trabalho integrado da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária com os programas voltados a fomento e investimentos nas propriedades e através das ações da Epagri, Cidasc e Ceasa em pesquisa, novas tecnologias, sanidade e mercado.