Equipe da Educamar, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas (PMP-BP), atendeu a ocorrência
Por questões de segurança, a área foi isolada e a carcaça ficou sob responsabilidade do Departamento de Meio Ambiente - Foto: Divulgação Uma carcaça de cetáceo foi encontrada na manhã do último domingo, 04 de janeiro, na faixa de areia de Balneário Arroio do Silva.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A ocorrência foi atendida pela equipe da Educamar, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas (PMP-BP).
De acordo com a equipe técnica, o animal encontrava-se em avançado estado de decomposição e media aproximadamente 5,80 metros de comprimento. As características observadas na nadadeira caudal indicam, de forma preliminar, que se trata de uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae). Amostras biológicas foram coletadas no local e serão analisadas para confirmação da espécie.
“A partir das características observadas, a suspeita inicial é de baleia-jubarte, mas a confirmação dependerá da análise das amostras”, explicou a bióloga Suelen Santos, coordenadora de pesquisa da Educamar.
Por questões de segurança, a área foi isolada e a carcaça ficou sob responsabilidade do Departamento de Meio Ambiente do município, que deverá realizar o enterro no próprio local, conforme os protocolos ambientais.
A Educamar reforça que, ao encontrar um animal marinho, vivo ou morto, a população deve acionar o serviço pelo telefone 0800 641 5665.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas (PMP-BP) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades de pesquisa e aquisição de dados geológicos realizadas pela empresa TGS na Bacia de Pelotas.
Atualmente, a Educamar monitora o trecho do litoral entre a Barra do Rio Araranguá e a Barra do Rio Mampituba.