Nicolás Maduro ficou em último lugar
Um ranking da CB Consultoria Opinião Pública, da Argentina, divulgado na última quarta-feira, 25 de dezembro, mostrou que três presidentes de direita foram os líderes mais bem avaliados da América do Sul.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A pesquisa foi apurada durante o mês de dezembro por seus cidadãos, enquanto alguns de esquerda assumiram posições mais baixas, incluindo o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, classificado em 5º lugar.
Segundo o levantamento, Milei teve 51,8% de aprovação neste mês; enquanto o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou ficou com 49,8%; e Santiago Peña, presidente do Paraguai, recebeu 46,7% de apoio ao seu governo.
Por outro lado, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, apareceu no ranking com 44,3% de aprovação, contra 53,1% de desaprovação.
Os presidentes com as piores avaliações foram Dina Boluarte, do Peru, em último lugar, com 19,7% de imagem positiva; o ditador venezuelano Nicolás Maduro, com 29,5% de aprovação; e Luis Arce (33,6%), na Bolívia.
O mandatário chileno, Gabriel Boric, e o colombiano Gustavo Petro, ambos de esquerda, foram avaliados com 40,2% e 39,9%, respectivamente.
A maior parte dos entrevistados argentinos (30,7%) avalia que o governo de Javier Milei é "muito bom", enquanto para 21,1% é apenas uma "boa" gestão.
Já para os brasileiros, a porcentagem mais representativa é dos que consideram a administração petista como "muito má", representando 39,6%. A avaliação mais alta - "muito boa" - foi considerada por apenas 28,7%.
Ao todo, a CB Cawi Research coletou a opinião de 12.095 pessoas de todos os países, entre os dias 20 e 23 de dezembro, com uma margem de erro aproximada em mais ou menos 2%. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.