Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
25 °C
12 °C

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado, 20

Prisão só pode ocorrer em caso de flagrante delito

Por Redação
20/09/2024 - 17h36.Atualizada em 20/09/2024 - 17h39
O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral - Foto: Divulgação

A partir deste sábado, 21 de setembro, os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Pela norma, postulantes ao cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador ficam impedidos de detenção durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno do pleito, que neste ano será realizado no dia 6 de outubro. A regra está prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e prevenir que prisões sejam usadas como manobra para prejudicar o candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha eleitoral.

Caso ocorra qualquer detenção no período, o candidato deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente, que verificará a legalidade na detenção. Quando não houver flagrante delito, o juiz deverá relaxar a prisão do candidato. No caso dos eleitores, o prazo que proíbe a prisão é de cinco dias antes do pleito (1º de outubro), a não ser em flagrante delito.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR