Partido que já teve o presidente Fernando Collor passa a se chamar Partido do Autista
O Agir, partido que já levou os nomes – Partido da Juventude (PJ), Partido da Reconstrução Nacional (PRN), Partido Trabalhista Cristão (PTC), trocou mais uma vez a sua nomenclatura. A sigla agora vai se chamar Partido do Autista (PA).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A lei federal 14.382/22 prevê que qualquer cidadão maior de 18 anos, ou pais de bebês com registro de até 15 dias, podem solicitar a mudança diretamente no Cartório de Registro Civil, independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou conveniência.
As mudanças
Após o desgaste sofrido na reputação do partido com o impeachment de Fernando Collor, em 2000, as lideranças do PRN deliberaram pela mudança de sigla. Surgiu então o Partido Trabalhista Cristão (PTC), que se considerava uma organização política aberta a todos os segmentos religiosos, e permaneceu com esse nome até 2021.
Em maio de 2021, ocorreu o encontro nacional do partido, durante o qual foram apresentados o novo nome, adotando a atual nomenclatura “Agir”. Em março de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou o nome “Agir” e o novo estatuto.
Com o pressuposto de sua autodenominação no site oficial como “o partido do autista”, por ter o primeiro e único político autista do país, o vereador Jorginho Mota de Guarulhos, a sigla muda o nome para Partido do Autista (PA).