***
O serviço alfandegário belga interceptou nesta semana um lote de falsos coelhos de chocolate moldados a partir de um pedaço de MDMA, matéria-prima para pílulas de ecstasy, no terminal de cargas do aeroporto de Bruxelas.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Conhecida como a porta de entrada da cocaína latino-americana na Europa, a Bélgica também se tornou um polo para drogas sintéticas fabricadas na Europa, vendidas pela internet e enviadas para o mundo todo pelo correio.
No aeroporto de Bruxelas, uma plataforma computadorizada seleciona os pacotes com base em características suspeitas conhecidas, sendo em seguida escaneados.
Pol Meuleneire, veterano funcionário da alfandega belga, contou à imprensa como fez a descoberta dos coelhinhos falsos. Ele pressionou seu scanner portátil - que usa espectroscopia Raman que identifica substâncias por impressão digital química - contra um suposto coelho de chocolate e fez uma leitura.
Meuleneire, que se aposenta em poucos meses após 43 anos no serviço alfandegário da Bélgica, disse que quando começou sua carreira ficou entusiasmado ao encontrar 10 gramas de maconha em uma carta.
Fonte: G1