Frente fria avança e provoca queda nas temperaturas no decorrer da semana
No decorrer da segunda-feira, 13 de maio, uma frente fria avança por Santa Catarina, deixando o tempo chuvoso e com chance de temporais, especialmente no Litoral Sul.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os ventos se intensificam ao longo do dia, especialmente nas áreas costeiras e serranas, com rajadas de sul entre 50 e 70 km/h. Essa condição também favorece a agitação marítima, com ondas de sul com alturas entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Florianópolis.
Às condições de vento e agitação marítima são provocadas devido a um Ciclone Extratropical, que a frente fria está associada, o qual deve se afastar rapidamente para o mar. Uma massa de ar frio avança por SC ao longo do dia, provocando declínio das temperaturas e fazendo com que as mínimas sejam registradas durante a noite.
A terça-feira, 14 de maio, inicia com presença de nebulosidade e chuva no norte catarinense, ainda associada a passagem da frente fria.
Entretanto, o sistema se afasta de Santa Catarina no decorrer do dia, dando espaço a uma massa de ar frio e seco associada a um sistema de alta pressão atmosférica.
A tendência é de tempo nublado, em especial nas áreas de divisa com o RS e Grande Florianópolis. As temperaturas mínimas ficam próximas dos 6°C na serra catarinense, variam entre 12°C e 16°C.
Segue a condição de agitação marítima, com ondas de sul com alturas entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.
Na quarta-feira, 14 de maio, a massa de ar frio e seco se estabelece em Santa Catarina e deve provocar o primeiro evento de geadas amplas e temperaturas mínimas negativas do outono. O sistema de alta pressão associado a esta massa de ar deixa o tempo ensolarado em todo o estado.
O dia amanhece com temperaturas mínimas abaixo dos 0°C no Planalto Sul e áreas do Meio-Oeste, onde geadas amplas devem ser observadas. No Extremo Oeste, Oeste e áreas mais elevadas do Alto Vale e na Grande Florianópolis serrana, variam entre 2°C e 6°C .
As temperaturas máximas ficam entre 13°C e 18°C. A condição de agitação marítima ainda persiste, com ondas de sudoeste e alturas entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5m no Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.
Entre a quinta e a sexta-feira, 16 e 17 de maio, novas áreas de instabilidade se formam sobre o Rio Grande do Sul, que devem avançar em direção às áreas de divisa com Santa Catarina provocando temporais e chuvas pontualmente intensas.