Diocese elevada à arquidiocese fica no interior e terá Dom Antônio Emídio Vilar como arcebispo
A arquidiocese passará a ter jurisdição sobre outras dioceses - Foto: Reprodução A primeira diocese elevada à arquidiocese por Papa Leão XIV desde sua eleição, em 8 de maio, fica no interior do Brasil.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A decisão foi divulgada na última quinta-feira, 22 de maio, no boletim oficial do Vaticano.
Localizada em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a nova arquidiocese terá como arcebispo metropolitano Dom Antônio Emídio Vilar, elevado junto à estrutura.
Com a elevação, a arquidiocese passará a ter jurisdição sobre as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, todas na região norte do estado de São Paulo.
A missa oficial de instalação da nova estrutura será realizada em 9 de julho, na Catedral de São José, no centro da cidade.
Dom Vilar afirmou que a decisão marca a conclusão de um processo iniciado ainda em 2010, quando bispos da região solicitaram a elevação ao Vaticano. “É uma alegria ver que todo o processo, iniciado durante o pontificado do papa Francisco, agora se concretiza com papa Leão XIV”, declarou.
Segundo o Código de Direito Canônico, as arquidioceses têm a missão de promover ações pastorais integradas entre as dioceses vizinhas sob sua supervisão.
Segundo Dom Vilar, o crescimento no número de paróquias e dioceses torna necessária a adequação das estruturas da Igreja para facilitar a ação pastoral conjunta entre os bispos.
Novo arcebispo receberá pálio das mãos de Papa Leão XIV no Vaticano
Na próxima quinta-feira (29), Dom Vilar irá ao Vaticano receber diretamente das mãos de Papa Leão XIV o pálio, vestimenta litúrgica feita de lã que simboliza o pastor que carrega suas ovelhas sobre os ombros.
O pálio será utilizado pela primeira vez durante a missa de instalação da arquidiocese, presidida por Dom Vilar.