Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
22 °C
16 °C

MPF defende veto ao projeto que validou marco temporal

Prazo para a decisão do presidente termina nesta sexta, 20

Por Joyce Santos
20/10/2023 - 08h42.Atualizada em 20/10/2023 - 08h43
Marco temporal foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Antônio Cruz

O Ministério Público Federal (MPF) defendeu na última quinta-feira, 19 de outubro, que o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, vete o projeto de lei que estabelece o marco temporal para a demarcação de terras indígenas. A matéria foi aprovada pelo Senado no mês passado, e o prazo para o presidente decidir se vetará o projeto termina nesta sexta-feira, 20 de outubro.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Em nota pública, a Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF afirma que o projeto é inconstitucional e argumenta que o regime jurídico de demarcações não pode ser alterado por meio de lei ordinária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A proposta provoca restrições ao exercício dos direitos garantidos aos índios pela Constituição, que não são possíveis por meio de lei. Mais ainda, por se tratar de direitos fundamentais, configuram-se cláusulas pétreas cuja alteração, portanto, não seria possível nem mesmo por meio de proposta de emenda à Constituição", afirma o MPF.

O documento também ressalta que a tese do marco temporal foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR