Falta injustificada em três pleitos consecutivos levou ao cancelamento
Estar com o título cancelado traz uma série de restrições legais - Foto: Divulgação Devido a pendências com a Justiça Eleitoral, 5.042.047 títulos de eleitores de brasileiros foram cancelados entre 30 de maio e 2 de junho de 2025.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A sanção ocorreu por pendências não resolvidas, como a ausência não justificada nas três últimas eleições.
Entre as principais consequências estão a impossibilidade de renovar documentos oficiais e de emitir passaporte.
O prazo para justificar as ausências terminou em 19 de maio.
A medida está prevista na resolução nº 23.659, de outubro de 2021, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que trata das normas para regularidade eleitoral.
Entre as principais consequências estão a impossibilidade de renovar documentos oficiais e de emitir passaporte.
Títulos de eleitores cancelados: como consultar e regularizar sua situação no TSE
Para verificar a situação do título eleitoral, o cidadão deve acessar o site do TSE e realizar a consulta informando o número do CPF ou do próprio título de eleitor.
Caso o documento esteja cancelado, o sistema permite iniciar o processo de regularização. Em grande parte dos casos, a atualização pode ser feita online.
No entanto, eleitores sem biometria cadastrada ou com dados coletados há mais de dez anos precisarão comparecer presencialmente a um cartório eleitoral, no prazo de até 30 dias após o pedido de regularização, para concluir o procedimento.
Estar com o título cancelado traz uma série de restrições legais. Entre elas, a impossibilidade de tomar posse em cargo público, mesmo após aprovação em concurso, além de restrições para emissão ou renovação de documentos oficiais, como o passaporte.