Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
24 °C
16 °C

Justiça dá 20 dias para governo explicar gastos com viagens de Janja

Decisão da 9ª Vara Federal do DF cobra explicações formais sobre viagens a Nova York, Roma, Paris e Rússia

Por Redação
20/05/2025 - 16h02.Atualizada em 20/05/2025 - 16h46
A ação aponta uma suposta ilegalidade no custeio das viagens da primeira-dama ao exterior - Foto: Claudio Kbene

A Justiça Federal concedeu prazo de 20 dias para que o governo federal se manifeste sobre os gastos públicos relacionados às viagens internacionais da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 19 de maio, pela 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação foi movida pelo vereador Guilherme Kuhl (Novo-PR) e pelo advogado Jeffrey Chiquini, que questionam a legalidade do custeio com recursos públicos de viagens feitas por Janja a destinos como Nova York, Roma, Paris e Rússia.

Apesar de acatar o pedido para que o governo se manifeste, o juiz Leonardo Tavares Saraiva negou a liminar que solicitava a suspensão imediata dos repasses e o envio de documentos relacionados às viagens.

Para o magistrado, os atos administrativos possuem presunção de legalidade, e não há indícios suficientes para justificar uma decisão urgente.

O juiz determinou que a União e a primeira-dama sejam formalmente citadas e apresentem defesa. O Ministério Público também foi intimado para acompanhar o caso.

Janja tem sido alvo recorrente de críticas da oposição, principalmente após viagens internacionais em que participou de agendas oficiais ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Advocacia-Geral da União já se manifestou a favor do papel simbólico e representativo da primeira-dama em compromissos oficiais, com respaldo jurídico e institucional.

Ainda assim, o tema segue gerando debate. Na Câmara dos Deputados, há diversos requerimentos sobre as viagens de Janja, principalmente à Rússia e à China.

Na última semana, o presidente Lula se irritou com críticas à participação da esposa em conversa com o presidente chinês Xi Jinping sobre regulação do TikTok.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR