Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Gripe aviária: governo pede a países restrição limitada a 10 km do foco

Secretário do Mapa, Luis Rua diz esperar que exportações se normalizem em meados de junho, mas detalha esforço para "adiantar" regionalização

Por Redação, Revista Única
27/05/2025 - 10h25.Fonte: CNN Brasil
Expectativa é de que as exportações se normalizem 28 dias - Foto: Roberto Zacarias

O governo federal pediu a todos países que deixaram de comprar carne de frango do Brasil — devido ao caso confirmado de gripe aviária em granja comercial — que limitem suas restrições à mercadoria produzida num raio de 10 quilômetros do foco da doença, registrado no município de Montenegro (RS).

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, disse ainda esperar que as exportações se normalizem 28 dias após a desinfecção da área contaminada (em meados de junho).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério aposta especialmente em seus mais de 40 adidos agrícolas espalhados por parceiros internacionais para reabrir os mercados.

O termo se refere a servidores designados pela pasta para atuar em representações diplomáticas no exterior com assessoramento para assuntos relacionados à agropecuária.

"Países como Rússia, Emirados Árabes Unidos já regionalizaram a restrição recentemente. Nossa expectativa é de que outros países, especialmente naqueles em que temos adidos agrícolas, possam avaliar a possibilidade", disse.

Nos demais países, o Mapa reforça sua atuação junto às embaixadas, distribuindo notas técnicas e informações que possam demonstrar que o Brasil "fez o dever de casa", de acordo com o secretário.

Nas negociações, o governo conta com o fato de que nenhum novo caso de gripe aviária em propriedade comercial foi confirmado desde o foco em Montenegro. Em todo país, resta uma última suspeita em investigação, no município de Aguiarnópolis (TO).

Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Namíbia e Índia.

Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão e Angola.

Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR