Objetivo da iniciativa “Bora Votar!” foi de estimular brasileiros de 16 e 17 anos a tirar título
O ex-presidente Jair Bolsonaro disse no último domingo, 28 de janeiro, que a esquerda e o PT foram favorecidos nas eleições de 2022 por campanha do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) voltada ao eleitorado jovem. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito no pleito.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
“O nosso querido TSE fez uma campanha por ocasião das eleições de 2022 para que os menores de 17, 16 anos tirassem o título de eleitor. Foram em torno de 4,5 milhões de jovens que tiraram o título. E 80% dos jovens votam na esquerda, votam no PT. Foi uma campanha do TSE, que com toda certeza a intenção não foi essa, mas ajudou em muito as eleições de 2022”, disse Bolsonaro.
O filho do ex-presidente Carlos Bolsonaro completou a declaração do pai dizendo que a agência de comunicação Mynd foi contratada para participar da divulgação junto a veículos. A empresa foi acusada pelo clã Bolsonaro de participar de uma “grande rede que propaga fake news”.
A campanha nacional “Bora Votar!”, lançada em setembro de 2021 para incentivar a participação do público jovem nas eleições, foi massivamente veiculada em emissoras de televisão e rádio de todo o país.
Em 2022, a Corte Eleitoral promoveu um “tuitaço” na rede social X (ex-Twitter), que, segundo dados do tribunal, alcançou mais de 88 milhões de pessoas. O TSE associou a campanha, que também promovia a escolha consciente na hora do voto, a um aumento de 51,13% do eleitorado jovem no pleito.
A live registrou pico de audiência de 470.960 espectadores simultâneos por volta de 20h20.
As informações são do Poder 360.