Nascido em Laguna, árbitro mora em Tubarão há oito anos - Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG/Divulgação O árbitro Bráulio da Silva Machado, 44 anos, será o dono do apito na partida de volta da grande decisão da Copa do Brasil. Flamengo x São Paulo disputam o título, em jogos de ida e volta, nos próximos domingos, 17 de setembro, no Maracanã e 24, no Morumbi, às 16h.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Conforme descreveu para a reportagem, o irmão Daniel Machado, Bráulio mora em Tubarão desde 2015. Ele nasceu em Laguna, onde viveu até os 4 anos. Antes de fixar residência na Cidade Azul, ele morou na praia de Itapirubá e Imbituba. Daniel é assessor do deputado estadual Volnei Weber e trabalha na bancada do MDB na Câmara de Vereadores de Tubarão.
Bráulio da Silva Machado tem se mantido no topo na arbitragem brasileira. Tem feito boas atuações e apitado jogos decisivos nos principais campeonatos da América Latina. Faz parte do quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF), desde 2010, da CBF, desde 2012 e se tornou árbitro Fifa em 2019.
No mesmo ano fez sua estreia em competições internacionais apitando jogos da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana – além de participar dos Torneio Sul-Americano Sub-17 de seleções e Copa do Mundo Sub-17, na função de VAR, sendo o único árbitro brasileiro na competição.
Bráulio Machado foi o primeiro árbitro a apitar com o uso do VAR – árbitro de vídeo, em Santa Catarina na final de 2018 entre Chapecoense x Figueirense, e o primeiro VAR a atuar em competições nacionais, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, entre Santos x Cruzeiro. Já atuou em quase 500 partidas profissionais e inúmeras finais de competições.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.
VER TODAS