Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
29 °C
16 °C

Nomes fortíssimos para 2026

Por Fabiano Bordignon
27/12/2024 - 11h05.Atualizada em 27/12/2024 - 11h43
Deka May (E) e Beto Kuerten são dois nomes que devem disputar a Alesc, em 2026 - Foto: Redes Sociais

O prefeito eleito de Tubarão Estêner Soratto (PL) deixa a vaga de deputado estadual para assumir a prefeitura no próximo dia 01 de janeiro, mas deixa um legado muito relevante para Tubarão e região da Amurel. 

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Cair no conto do vigário e fomentar campanha em prol de apenas um nome para representar Tubarão na Assembleia Legislativa é um grande erro. 

A população garante, geralmente, 65 mil votos válidos nas urnas; quando somado os votos dos 18 municípios da região esse número sobe para aproximadamente 250 mil.

Esses números e os resultados obtidos nas últimas eleições – eleição de Soratto e Pepê Collaço, em Tubarão, e Volnei Weber, São Ludgero, comprovam que a região tem condições de eleger, no mínimo, três estaduais e elevar sua representativa no Parlamento Catarinense.

Nesse sentido, certamente, Pepê Collaço não será o único candidato da região, em 2026.

Em Tubarão, há uma movimentação em favor do nome de Deka May, atualmente, filiado ao (União Brasil). Contudo, soube nos últimos dias que ele pode vir a ser o nome do PL – ser o sucessor de Soratto. O prefeito eleito garantiu que o partido terá candidato.

Já na região do Vale, apesar de não ter nada certo de que Volnei Weber (MDB) não irá para sua segunda reeleição, o nome do prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino (PSD), é o mais provável.

Por que?

Sobre Deka May, seu gesto de retirar sua candidatura a vice-prefeito de Soratto, em Tubarão, e apoiar a composição com Denis Matiola (PSD), rendeu a ele um reconhecimento muito elevado. 

Além disso, o PL fez a maioria da votação e prefeituras na Amurel – foram quase 100 mil votos, e sete prefeituras. O MDB fez apenas um prefeito, e pouco mais de 31 mil votos. Já o Progressistas fez cinco prefeituras, e quase 27 mil votos.

Roberto Kuerten Marcelino seria candidato a deputado estadual nas últimas eleições. A pedido do deputado Julio Garcia (PSD), o prefeito de Braço do Norte o apoiou e abriu mão. Resultado: fez mais de 3 mil votos para Julio Garcia no município.

À época, as informações obtidas após esse gesto de Beto Kuerten, foi a certeza do apoio de Julio Garcia, em 2026, e mais: dobradinha dos dois na Amurel -  Beto, Estadual e Garcia, Federal.

Com a matemática e resultado da votação do seu partido nas últimas eleições municipais, Pepê Collaço deve ficar bastante alerta, afinal, a sigla fez 27 mil votos, contra 99 mil do PL e 31 mil do MDB.

Em Tubarão, o deputado progressista fez apenas 8.878 votos. E com apoio do então prefeito e colega de partido Joares Ponticelli, que era pop star naquele momento – antes de ser preso.

Fabiano Bordignon

Blog do Bordignon

Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.

VER TODAS

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR