Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
29 °C
21 °C
Início . Blogs e Colunas .Dr. Tiago Rocha

Coenzima Q10: A Aliada da Menopausa!

Por Dr. Tiago Rocha
27/11/2024 - 13h03.Atualizada em 27/11/2024 - 13h03

A Coenzima Q10 (CoQ10), também conhecida como ubiquinona, é uma substância natural presente em todas as células do corpo, com papel crucial na produção de energia.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Durante a menopausa, sua suplementação pode ser uma aliada benéfica para mulheres, ajudando a mitigar os efeitos das mudanças hormonais. A CoQ10 atua nas mitocôndrias, promovendo o transporte de elétrons e prevenindo a oxidação celular.

Sua ação antioxidante é especialmente benéfica nessa fase, quando os níveis de estrogênio — que também possuem propriedades antioxidantes — diminuem, deixando o organismo mais vulnerável ao estresse oxidativo.

Além disso, a coenzima contribui para a saúde cardiovascular, protegendo o coração contra os riscos associados à menopausa, como hipertensão e perda de elasticidade nos vasos sanguíneos.

Outros benefícios incluem melhoria da energia, redução da fadiga e proteção contra o envelhecimento precoce da pele. Alimentos como abacate, espinafre, nozes, sardinha e morango são boas fontes de CoQ10, mas a suplementação pode ser indicada, com doses variando entre 30 e 400 mg, dependendo das necessidades individuais.

Assim, a CoQ10 se destaca como uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade de vida durante a menopausa, combinando benefícios celulares, cardiovasculares e estéticos.

Dr. Tiago Rocha – Biólogo, Cientista e nutricionista.

:: Acesse aqui para acompanhar o Dr. Tiago Rocha no Instagram

 

Salmão! Você pode estar comendo toxina!

Por Dr. Tiago Rocha
20/11/2024 - 13h13.Atualizada em 20/11/2024 - 13h15

Para os fans de sushi, você sabia que existem salmões criados em cativeiro e  selvagens? E que esse detalhe tem grandes e significativas diferenças a sua saúde? 

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O salmão de cativeiro apresenta diferenças em relação ao salmão selvagem, o que impacta diretamente sua qualidade e seus benefícios para a saúde. 

No salmão de cativeiro, a dieta controlada e rica em óleo de peixe leva um teor de gordura até 35% maior que o salmão selvagem, mas também um aumento de ácidos graxos ômega-6, que são inflamatórios quando consumidos em excesso. 

Além disso, o salmão selvagem possui mais vitamina D e astaxantina, um antioxidante natural que o peixe obtém ao se alimentar de crustáceos. 

No salmão de cativeiro, esse pigmento é frequentemente sintético, derivado do petróleo, que, em abundância, podem causar problemas de visão e alergias e, segundo estudos recentes, podem ser tóxicas e carcinogênicas. 

A título de comparação, 100g de salmão com corante tem as mesmas toxinas que um ano consumindo enlatados.

 Há também um risco elevado de contaminantes, como PCBs(bifenilos policlorados) e dioxinas, no salmão de cativeiro, devido aos ingredientes da ração, com níveis de substâncias poluentes que podem ser até 8 vezes maiores que os do salmão selvagem. 

No Brasil, o salmão disponível é em sua maioria de cativeiro e, como as embalagens não precisam identificar a origem, o consumidor deve redobrar a atenção, especialmente com produtos muito baratos. 

Para ter uma ideia se o seu salmão é de cativeiro ou selvagem, primeiro perceba o valor, os salmões selvagens tendem a ser mais caros, de 100 a 200,00 o quilo. 

No Brasil, a maioria deles é de cativeiro, e como você já sabe dos possíveis perigos à saúde, consuma com moderação.

Fonte: (PROF. OMAR FÜRST, 2024)

:: Acesse aqui para acompanhar o Dr. Tiago Rocha no Instagram

Dr. Tiago Rocha

Ciência e Saúde

Biólogo e cientista, nutricionista clínico, possui pós-graduação em ciências e tecnologia da alimentação, especialista em patologia clínica e em nutrição esportiva. Natural de Tubarão, seus vídeos já foram visualizados mais de 3,5 bilhões de vezes na internet. Seu trabalho já alcançou mais de 120 países em todo mundo e tem 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais. Realizou entrevistas nas principais redes de televisão do país: Record Nacional, Rede Vida, Rede TV, SBT, TV Gazeta, TV Bandeirantes, TV Aparecida e TV Cultura. Dr. Tiago Rocha é autor de quatro livros, entre eles, “Curas Extraordinárias” e “Emagrecimento Saudável”. Ele busca alertar as pessoas sobre os piores e os melhores alimentos do mundo.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR