A chamada PEC da Segurança Pública, na verdade, é uma iniciativa do consórcio STF-Planalto para criar uma polícia que possibilite ao governo federal força (efetivo maior do que os das atuais PRF e PF) e amparo legal para intervenção efetiva em qualquer estado da federação.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
É mais um passo no avanço do projeto de poder e com viés ditatorial.
Com tal iniciativa, ferem de morte o princípio federativo da autonomia dos estados, desejando criar uma força que alija o exército e as policiais civis e militares dos assuntos relativos à segurança pública ou a ordem interna.
Aumentarão muito, se tiverem sucesso, os investimentos num setor que hoje possui estrutura e pessoal suficientes, só não tem recursos para atuar com eficácia.
Usam uma polícia circunscrita às atividades de trânsito (PRF) como instrumento para a criação de uma guarda pretoriana com poderes gerais. Essa que é a grande verdade.
Tudo muito bem pensado para seguir solapando a democracia no Brasil.
Autenticidade
Não seria muito mais lógico e racional a União atuar como um maestro - se a preocupação com a segurança pública for mesmo autêntica - e, no lugar de mais uma polícia, promover a integração e a destinação de recursos financeiros e materiais para as atuais e numerosas polícias estaduais?
Envergadura
Atualmente, o efetivo das polícias Militar e Civil ultrapassa a casa dos 500.000 integrantes! Imagine o caro leitor os custos com novas estruturas, instalações físicas, pessoal, equipamentos, enfim. Estamos falando de um país com as dificuldades e as limitações do Brasil e onde, historicamente, a Segurança Pública sempre foi relegada a um segundo plano.
Padrão
O que surge no horizonte, de fato, é um padrão de polícia comum das ditaduras que, para se perpetuarem, precisam ter a autonomia e proteção proporcionadas por uma forte polícia centralizada.
Ameaça
Lamentavelmente, o torniquete continua a ser apertado na agonizante democracia brasileira. Sempre com o apoio de parte da chamada mídia e “experts” de plantão.
Nada disso
Aliás, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), foi incisivo durante a reunião com seus colegas e o presidente da República. Por exemplo, deixou muito claro que tem autonomia e que não vai mandar instalar câmeras na Polícia Militar Goiana.
Dedo na ferida
O goiano foi bem quando declarou que se partirmos de premissas erradas, chegaremos a resultados errados. Ele também alertou, novamente, para o avanço do crime organizado no Poder Judiciário, no Ministério Público, na política e por aí vai.
Bombardeio
Lula e a PEC da Segurança, aliás, foram bombardeados por vários mandatários estaduais com críticas as mais variadas. Expuseram claramente as intenções por trás da tal PEC, que só agrada ao consórcio e seus apoiadores do submundo.
Blindado
Fez muito bem, portanto, o catarinense Jorginho Mello, que não perdeu tempo de ir a Brasília. Certamente já devidamente alertado com antecedência sobre as pretensões de Lula.
A negociação com o MDB, liderada pelo governador Jorginho Mello, está praticamente concluída. Agora, os próximos movimentos devem ser na direção do PP e do próprio PL, presidido pelo governador. Restam ainda alguns ajustes finais com o MDB.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Carlos Chiodini está cotado para assumir a Casa Civil ou a Secretaria de Portos e Aeroportos, dependendo de como for a articulação envolvendo Beto Martins. Este, por sua vez, deixará o Senado no final do mês, com o retorno da titular, Ivete Appel da Silveira, em dezembro.
Agricultura e Assembleia
O MDB também precisa definir se Antídio Lunelli irá para a Secretaria da Agricultura ou não. Se Antídio não aceitar, o nome de Volnei Weber ganharia força. Antídio, por outro lado, tem interesse em dividir o mandato da presidência da Assembleia com Fernando Krelling, embora a recondução de Mauro de Nadal por mais dois anos também esteja em discussão.
Parceria com o MDB
Essas são as últimas peças a serem encaixadas para consolidar a parceria com o MDB, que já existe e será ampliada. Essa sinergia passará pela eleição da Assembleia e culminará com o apoio do MDB ao projeto de reeleição de Jorginho Mello. O MDB teria presença na chapa majoritária, muito provavelmente ocupando a vaga de vice.
Vagas no Senado
O PP teria uma vaga ao Senado, enquanto o PL ficaria com a outra, considerando que duas cadeiras do Senado serão renovadas em 2026. O PP aguarda uma convocação do governador para uma rodada de negociações e deve receber outra secretaria. Leodegar Tiscoski, ex-deputado estadual e federal, está cotado para assumir a pasta de Economia Verde e Meio Ambiente.
Situação Interna do PL
Agora, falando sobre a situação interna do PL. Há uma narrativa, alimentada por setores da mídia com interesses partidários, de que o PL causará um alvoroço por não aceitar o MDB no governo devido à ligação do MDB com o governo Lula. Vale lembrar que União Brasil, Republicanos e até o PP também estão no governo Lula.
Insatisfação com o PT
Pouco se menciona que o MDB do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e o MDB de São Paulo, na capital, também estão insatisfeitos com o presidente Lula e o PT. Em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo enfrentou Maria do Rosário, do PT, no segundo turno da eleição. Em São Paulo, Ricardo Nunes teve Guilherme Boulos, apoiado pelo PT, como adversário. Portanto, essa conversa de que o PL não aceitará o MDB precisa ser vista com mais realidade.
Decisões do Governador
O PL pode não gostar, mas aceitará as decisões do governador. Jorginho Mello irá chamar os liberais e as bancadas para comunicar os encaminhamentos, como fez durante todo o processo eleitoral. Vale lembrar que o PL elegeu 90 prefeitos, superando o MDB. Mais que quadruplicou o numero de administradores municipais.
Foco no Projeto
O governador está priorizando um projeto para o partido, porque sua reeleição fortalecerá o PL, aumentando as chances de eleger mais parlamentares.
Blog do Prisco
Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.