***
Há alguns dias um novo serviço da internet está dando o que falar. Ou melhor, o que escrever. É o ChatGPT.
Mas o que é o ChatGPT?
Nada mais é do que um chatbot com inteligência artificial capaz de interagir naturalmente por meio de textos. Basta você fazer alguma pergunta, e ele automaticamente irá respondê-las.
Embora o próprio desenvolvedor afirme que ainda poderá haver erros e eventuais falhas nas respostas, na maior parte absoluta das vezes elas são extremante precisas. Inclusive na geração de textos completos.
Observe a seguir uma dessas interações que tive com o ChatGPT, na qual pedi para ele falar mais sobre ele próprio:
"Claro! Eu sou um modelo de linguagem treinado pela OpenAI. Fui treinado usando uma quantidade enorme de textos na internet para responder a perguntas e realizar tarefas de conversação. Meu objetivo é fornecer respostas precisas e úteis a perguntas sobre uma ampla gama de assuntos. Estou disponível 24/7 para ajudar." ChatGPT
Mas o que ele mais tem de extraordinário, e por isso mesmo assustador e preocupante do ponto de vista educacional, é a sua capacidade de gerar textos completos de acordo com o que solicitamos. Como por exemplo, estes dois textos a seguir:
Aqui uma outra interação:
Estes são apenas alguns exemplos, mas o ChatGPT é capaz de criar muitos outros textos e conteúdos. Tanto é que na rede de escolas de Nova York (EUA) ele já está sendo proibido. Isso mesmo: proibido. Pois os professores de lá argumentam que o uso deles em sala de aula afeta do desenvolvimento educacional dos alunos.
Também pudera. Imaginem em uma lista de exercícios ou prova, o aluno não mais depender de seus próprios estudos e sim do ChatGPT? Acham difícil? Então veja a resposta que ele criou para uma questão que tipicamente utilizo em minhas aulas técnicas:
Uma resposta que eu consideraria correta se fosse em uma prova. Talvez incompleta para uma lista de exercícios com consulta, mas correta.
Se você também ficou impressionado e está curioso para testá-lo, segue abaixo os links do chat e também um vídeo no qual apresento passo a passo seu uso desde e primeiro acesso: