No município a autorização ocorreu por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA)
Foi fiinalizada a supressão de árvores próximas à Escola Municipal de Educação Básica Pequeno Polegar, no Bairro Vila Flor. A ação, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, por meio da coordenação da Defesa Civil, consiste em retirar uma quantidade de vegetação de um determinado espaço, com a intenção de usar a área antes ocupada para a implantação de atividades, como plantio, construção de empreendimentos, pecuária e outros usos alternativos do solo.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A autorização para supressão da vegetação, quanto às espécies nativas, todas estão condicionadas à obtenção de alguma permissão, que será dada pelo órgão ambiental competente ou pela prefeitura. No município a autorização ocorreu por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Essa obrigação consta no art. 1º da Lei nº. 12.651/12 (Novo Código Florestal) que atribui às florestas e demais formas de vegetação um caráter de interesse público.
No local, também foram executadas podas preventivas para melhoria das condições estruturais e fitossanitárias das árvores e também vistorias para identificar estado crítico dos vegetais. Entre os sinais relacionados à saúde das árvores que podem ser observados, estão a inclinação e lesões no tronco, como seiva escorrendo ou áreas ocas e galhos secos ou quebrados em período sem ocorrência de chuva ou vento forte.
Esses sintomas separadamente não apresentam perigo iminente. Por isso, a avaliação técnica da prefeitura é necessária para determinar os cuidados necessários, que podem ser poda, remoção, ampliação de canteiro ou transplante.