Fase final ficou sob a responsabilidade da Diamante Geração de Energia
O trabalho de revitalização da ponte do Santo André foi concluído nesta semana. Com isso, está concluída oficialmente a obra da construção das duas cabeceiras novas (cortinas de concreto) iniciada no ano passado.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A revitalização ficou sob a responsabilidade da Diamante Geração de Energia. A empresa atendeu à solicitação da Administração Municipal para contribuir na obra.
Foram revitalizados o passeio público nos dois lados das duas cabeceiras, no vão da ponte, e o guarda-corpo, e realizada a pintura em toda a área. Os trabalhos foram iniciados na primeira quinzena de janeiro. O prazo era de 45 dias. A prefeita Márcia Roberg Cargnin, o secretário de Infraestrutura Adam Machado, o engenheiro de manutenção da Diamante Geração de Energia José Bonelli e o CEO na Diamante, Pedro Litsek estiveram no local.
A ponte
A ponte do Santo André fica sobre um canal de adução construído na década de 1970 pela então Eletrosul, com o intuito de servir de ponto de captação de água a ser usada no resfriamento no processo de queima de carvão no Complexo Jorge Lacerda.
Depois de ter as duas cabeceiras comprometidas devido a temporais em outubro de 2023, a ponte foi interditada, e passou por obras emergenciais de recuperação estrutural das duas cabeceiras no final de outubro e início de novembro.
Foram construídas cortinas de concreto com o objetivo de conter os materiais das cabeceiras. Problema de erosão nas cabeceiras era recorrente a cada temporal e a Administração precisou resolvê-lo de forma definitiva.