Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
28 °C
17 °C

Porto de Imbituba bate recorde operacional

Até novembro foram 7,8 milhões de toneladas de cargas movimentadas

Por Redação
17/12/2024 - 12h27.Atualizada em 17/12/2024 - 11h31
Os maiores volumes operados no acumulado de 2024 foram de coque de petróleo - Foto: Divulgação

A movimentação do Porto de Imbintuba, até novembro, bateu recorde de produtividade e ultrapassou os resultados de todo ano de 2023 com mais 7,8 milhões de toneladas de cargas.

.:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A SCPAR, administradora do Complexo Portuário de Imbituba, em sua trajetória de resultados significativos, concluiu os onze meses do ano com números a serem celebrados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação ao mesmo período de 2023 houve um crescimento de 11,6% na movimentação de cargas, somando mais de 7,8 milhões de toneladas e recorde histórico de produtividade para o acumulado do ano.

Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, os números seguem confirmando o crescimento no desempenho do Porto. “ Este é um resultado muito importante para o porto de Imbituba. Os números expressam todo um trabalho coletivo que vem contribuindo para o desempenho logístico de SC e também para a economia da Região Sul catarinense”, afirma Amaral.

No que diz respeito ao fluxo de embarcações, até novembro, atracaram 306 navios no Porto de Imbituba, aumento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2023.

Dentre toda movimentação de cargas do Complexo Portuário de Imbituba (embarques e desembarques), os maiores volumes operados no acumulado de 2024 foram de coque de petróleo, contêineres, sal, açúcar (granel), farelos de soja e de milho.

No acumulado de 2024, a liderança das exportações (50,7% do total) vem acompanhada de alta de 8% na tonelagem enviada ao exterior, se comparado ao realizado no mesmo período de 2023. Em contrapartida, as importações garantiram a fatia de 39,3% das operações com cargas no Porto de Imbituba e um aumento de 21,7 % na comparação com igual período de 2023.

Em referência à cabotagem, navegação entre portos do mesmo país, a mesma representou 9,2% da movimentação do Porto no acumulado de janeiro a novembro, indicando uma redução de (-10,5%) na quantidade de cargas em relação ao mesmo período do ano passado.

Os graneis sólidos representaram mais de 6,2 milhões de toneladas no acumulado do ano, crescimento superior a 7,5% no comparativo com o mesmo período de 2023. Tais cargas (Granel sólido) representam 80% de toda a movimentação portuária, com especial relevância para o coque de petróleo que operou mais de 1,8 milhão de toneladas em 2024. No contexto geral, as maiores movimentações, dentro da rubrica granel sólido, foram de coque de petróleo, sal, açúcar (granel), farelos de soja e de milho e trigo.

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Governo Federal), as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de 2,1 bilhões de dólares, nestes onze meses de 2024, crescimento de 19,8% em relação ao mesmo período de 2023.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR