Somadas, as penas dos dez réus ultrapassam os 80 anos de prisão
Um grupo de dez pessoas que atuava em Imaruí foi condenado pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. A sentença foi publicada na última sexta-feira, 12 de julho, e divulgada pela Polícia Civil na tarde desta quarta-feira, 17 de julho. Somadas, as penas ultrapassam oitenta anos de prisão.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com a Polícia Civil, o grupo, formado por cinco homens e cinco mulheres, atuava na região Sul de Santa Catarina desde o ano de 2022. Durante investigações para combater o tráfico de drogas, foi descoberta uma organização criminosa com presença em todo o território catarinense e com ramificação em Imaruí.
O objetivo do grupo era expandir a área de atuação da organização criminosa e dar suporte para o fornecimento de armas e drogas. Ao longo de dois anos, a Polícia Civil colheu provas dos crimes praticados pelos suspeitos, que resultaram em operações de buscas e apreensões nas casas dos investigados, prisões em flagrante, prisões preventivas, além de apreensões de drogas, armas, munições, aparelhos celulares, balanças de precisão, máquinas de cartão de crédito e outros objetos utilizado na comercialização de drogas.
À medida que as investigações iam evoluindo, novos envolvidos iam sendo identificados, inclusive os líderes locais da organização criminosa na região e no município. Foi verificado ainda que adolescentes integravam o grupo, que apresentava divisão de tarefas e até uma central de cobrança de dívidas do crime.
Parte dos condenados já se encontram presos, em decorrência de prisões preventivas e, mesmo assim, continuavam a dar ordens de comando ao grupo criminoso, conforme apontaram as investigações.