Foi realizada uma ação de varredura por agentes comunitárias de saúde e agentes de endemias em um raio de 300 metros
A Vigilância em Saúde ressalta a importância da colaboração da população - Foto: Divulgação A Vigilância em Saúde de Capivari de Baixo, através das agentes de endemias identificaram na última terça-feira, 13 de janeiro, um foco do mosquito Aedes aegypti, em uma armadilha, no Centro da cidade. Este foi o primeiro foco do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya identificado em 2026.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Diante da confirmação, nesta quarta-feira, 14 de janeiro, de amanhã foi realizada uma ação de varredura por agentes comunitárias de saúde e agentes de endemias em um raio de 300 metros a partir do local do foco, conforme preconizado pelas normas de controle vetorial, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Foram recolhidas larvas durante a varredura, que agora serão analisadas em laboratório para confirmar ou não se se tratam de larvas do Aedes.
A Vigilância em Saúde ressalta a importância da colaboração da população, adotando cuidados simples e eficazes, como:
Eliminar água parada em recipientes, calhas, ralos e vasos de plantas;
Manter caixas d’água, cisternas e tonéis bem vedados;
Descartar corretamente lixo e materiais que possam acumular água;
Permitir o acesso das equipes de saúde aos imóveis durante as visitas.
“A prevenção é uma responsabilidade coletiva. Pequenas atitudes no dia a dia fazem grande diferença na proteção da saúde de todos”, lembra o coordenador da Vigilância em Saúde de Capivari de Baixo, Rodrigo Vargas.