Confira a previsão do tempo para o final de semana
Na sexta-feira, 12 de julho, a frente fria responsável pela chuva se afasta gradativamente do estado, mas mantém a condição de tempo chuvoso nas áreas do nordeste catarinense, nas demais regiões são esperadas chuvas esparsas que diminuem de intensidade ao longo do período, com aparições de sol a partir da tarde.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O risco é moderado para ocorrências associadas às chuvas. Os ventos seguem soprando de quadrante sul com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 60 km/h nas áreas costeiras, com risco baixo para ocorrências associadas aos ventos. No amanhecer, temperaturas mínimas variam entre 4 e 10°C no Litoral Sul.
À tarde, as temperaturas permanecem baixas, marcando entre 9 e 15°C pelo estado, chegando aos 17°C em pontos do Litoral Sul, mantendo risco moderado a alto para desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
O sábado, 13 de julho, inicia chuvoso nas áreas de divisa com o Paraná, com tempo encoberto e chance de chuva fraca e isolada na metade leste catarinense, e com variação de nuvens no Grande Oeste.
A partir da tarde, a aproximação de novas instabilidades provoca chuvas que iniciam pelo Extremo Oeste e avançam para as outras regiões do estado ao longo do período. O risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.
Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada de direção sul na costa, variando de sudeste a nordeste ao longo da manhã no interior do estado.
As temperaturas seguem com baixa amplitude térmica ao longo do período, com mínimas que variam entre 2 e 14°C pelo estado, ao amanhecer e com máximas marcando entre 7 e 16°C, sendo as maiores temperaturas esperadas para as áreas costeiras. O risco se mantém moderado a alto para ocorrências relacionadas ao agravamento de doenças cardiovasculares, cardiorrespiratórias e hipotermia.
O mar fica agitado do Litoral Sul à Grande Florianópolis, com ondas de sul/sudeste, alturas entre 2,0 e 2,5 m e picos de até 3,0 m em alto mar e mar pouco agitado no Litoral Norte, com ondas entre 1,5 e 2,0m e picos de até 2,5m em alto mar, oferecendo risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Ao longo do domingo, 14 de julho, condição de tempo encoberto e chuvoso persiste no estado, com as chuvas mais intensas sendo esperadas principalmente para a metade leste catarinense. O risco permanece moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.