Serviço está comprometido desde a última quinta, 17
A prefeitura de Capivari de Baixo, em conjunto com o Consórcio Saneamento Capivari e Tubarão Saneamento, organizou uma força-tarefa no intuito de resolver o mais breve possível irregularidade no fornecimento de água para algumas microrregiões do município.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O abastecimento de água está comprometido desde a última quinta-feira, 17 de outubro, em função de um teste de equipamento na Estação de Tratamento de Água (ETA), em Tubarão – concessionária que abastece Capivari de Baixo.
Para minimizar os problemas ocasionados pelo desabastecimento, a prefeitura fez contratação de caminhões pipas, que iniciaram no sábado (19) o abastecimento dos quatro reservatórios, R1, R2, R3 e R4, este último compreende as duas caixas d’ água de 20 mil litros cada, no bairro Ilhotinha. Importante destacar que a prefeitura já destinou R$ 131 mil para a substituição de hidrômetros e outros R$ 41 mil para troca de cavaletes nas unidades consumidoras.
Ao mesmo tempo, técnicos do Consórcio Capivari têm trabalhado na identificação de vazamentos ocultos, já que o município tem perdas por vazamentos na ordem de 47% da água enviada pela empresa responsável pelo fornecimento da água ao município.
“Em razão destas perdas de água, o abastecimento fica lento e a utilização de água em grande escala pela comunidade deixa os reservatórios em situações críticas e não conseguimos manter o abastecimento regular”, explica o coordenador de Planejamento Urbano, engenheiro Henrique Guimarães.
Para não penalizar as comunidades mais distantes ou mais altas – que habitualmente são as principais impactadas, são feitas as manobras de fechamento de válvulas de registros em alguns pontos, para controlar o abastecimento de alguns pontos e levar água até outros locais, até que o sistema esteja normalizado.
A população pode entrar em contato o Consórcio Saneamento Capivari pelos telefones 48 3623-5075 ou 99690-1212.