A semana da Consciência Negra inicia com o Dia Nacional de Combate ao Racismo
A semana da Consciência Negra inicia com o Dia Nacional de Combate ao Racismo, celebrado em 18 de novembro, e com os preparativos para exposição fotográfica, apresentação cultural e desfile de moda que ocorrerá nesta próxima quarta-feira, 20 de novembro, às 14 horas, no Centro de Convivência da Terceira Idade.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O evento “Respeito não tem cor, tem…consciência” é em alusão ao Dia da Consciência Negra, com iniciativa da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Os visitantes poderão acompanhar a exposição fotográfica denominada “Pérolas negras” e as apresentações do Ceaca, Marcelo Alvino e Coral Som Bonito, além de conhecer o trabalho de trancistas e se aprofundar no histórico da Pastoral Afro-Brasileira. A ação, que destaca a força e o ativismo das culturas negras, estará aberta ao público gratuitamente.
A diretora de Cultura Adriana Zago, conta que a programação inclui atividades que exaltam a diversidade cultural, valorizam a produção artística local e incentivam o diálogo sobre temas como a inclusão social e a identidade afro-brasileira.
“Novembro é reconhecido como Mês da Consciência Negra, um período de celebração da cultura e da existência das pessoas negras para a história da sociedade”, assegura.
Uma série de eventos entre exposições, seminários e espetáculos, celebrará novembro como o mês da Consciência Negra em diversos municípios de Santa Catarina.
O dia 20 deste mês data a que se atribui a morte de Zumbi, foi reconhecido como feriado nacional desde o ano passado. A data já era dedicada em homenagem à figura histórica e como referência para a reflexão sobre a importância dos povos negros na formação do país e o peso que a escravidão impôs a grandes parcelas de nossa população.