Evento é gratuito e acontece no Centro de Eventos do Marcão
O evento é voltado especialmente para as comunidades quilombolas e convidados - Foto: Ilustração Neste sábado, 26 de julho, o Sul de Santa Catarina será palco de uma grande celebração da cultura quilombola, com a realização da “Caravana Cultural Quilombo Terra do Micuim”.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A ação é gratuita e acontece no Centro de Eventos do Marcão – localizado na Carreira do Siqueiro, em Pescaria Brava. O evento é voltado especialmente para as comunidades quilombolas e seus convidados.
A iniciativa integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura em Santa Catarina, com organização do Comitê de Cultura do Estado, em parceria com o Agente Territorial de Cultura, Preto Lauffer.
De acordo com Lauffer, o objetivo é fortalecer os territórios tradicionais por meio da arte, educação e das políticas públicas voltadas à cultura negra e quilombola.
Ao longo do dia, uma série de atividades será promovida – oficinas práticas, debates, formações, apresentações culturais, feira de artesanato, roda de conversa e um grande encerramento com samba.
Programação
(Sábado, 26 de julho)
- 08h – Recepção com café da manhã.
08h30 – Abertura da Feira de Artesanato.
09h00 – Início das oficinas: confecção de turbantes, com Viviane Clemencia; arte africana: pintura em barro, com Cristiane de Abreu Clemência e oficina de tranças, com Alice Machado Clemencia e Lu Abel.
09h30 – Capacitação sobre a PNAB e editais específicos para cultura negra e quilombola, com Fernando Scherer, do Comitê de Cultura de SC.
10h15 – Cultura Viva Infâncias, com Rita Oenning da Silva.
10h30 – Educação Escolar Quilombola: um ato político ancestral, com Lara Luiza.
12h30 – Almoço coletivo.
Tarde de consciência e celebração
14h – Intervenção poética “Entre a diáspora e a pólvora”, com Preto Lauffer, agente territorial de cultura.
14h30 – Roda de conversa: desafios das comunidades quilombolas, com mediação de Joana Célia dos Passos (vice-reitora da UFSC) e Preto Lauffer.
16h00 – Café (servido durante a roda de conversa).
17h00 – Roda de samba, com o grupo Samba Grow.
18h – Encerramento.