O último sobrevoo de monitoramento da temporada registrou oito fêmeas com filhotes
Oito baleias fêmeas com filhotes de baleias-francas foram registrados ao longo do Litoral Sul catarinense. Os mamíferos foram avistados no domingo, 10 de novembro, durante o último sobrevoo de monitoramento na Área de Proteção Ambiental (APA) da espécie.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O litoral catarinense é considerado um berçário natural para a espécie. A maior concentração foi identificada no município de Laguna, com 6 baleias distribuídas nas praias do GI, da Cigana e da Galheta. A praia do Siriú, em Garopaba, também teve registro de uma mãe com filhote.
A identificação destes mamíferos por meio das calosidades na cabeça, uma espécie de “digital”, permite rastrear os indivíduos ao longo das temporadas.
As buscas pelas baleias-francas iniciaram em Florianópolis e terminaram em Araranguá, no Sul do Estado, tendo como foco toda a APA, que finaliza em Balneário Rincão.
A atividade foi uma ação do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba, executado pelo Grupo Acquaplan, e com a parceria do ProFranca/Instituto Australis.
Além dos sobrevoos, o acompanhamento em pontos fixos nas praias do Porto e Ribanceira complementa o monitoramento. O objetivo dessas atividades é fornecer dados para ações de conservação e para a gestão das atividades humanas no local, como navegação e turismo, garantindo uma migração tranquila para estes animais.