Informação foi divulgada pela Epagri
É dezembro, o verão está aí! Calor de 35 C, temperatura subindo, céu azul (finalmente), o destino é um só: praia. No entanto, nesta semana os banhistas e surfistas do litoral Sul têm experimentado uma surpresa quando colocam o pé na água.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A menos de 48 horas do início oficial da estação mais quente do ano, os termômetros da Epagri em Imbituba registraram a temperatura da água do mar mais baixa de 2023. Pode isso?
A Epagri monitora a temperatura superficial do mar (TSM) na costa catarinense há mais de cinco anos. Os pontos de monitoramento em mar aberto são Itapoá, Balneário Camboriú e Imbituba.
Em dezembro de 2023, a TSM média diária oscilou em torno de 26oC no litoral Norte e 23oC no litoral Sul. Porém, no dia 13, aconteceu uma virada. Em apenas seis dias a TSM caiu quase 5oC em Imbituba, registrando uma média diária de 18,5oC no dia 19.
Mas não parou por aí. A TSM média diária é composta por 96 medidas da temperatura da água do mar realizadas por um termômetro mergulhado a uma profundidade de 50cm abaixo do nível da menor maré registrada no local nos últimos 10 anos. Essa disposição do equipamento é importante para evitar que ele não chegue a ficar fora da água em caso de marés muito baixas.
No dia 20, às 5h30, a temperatura da água do mar em Imbituba chegou a 16,4oC, a menor temperatura da água no ano, considerando um total de mais de 30 mil registros em 2023. Nem no inverno, tampouco no outono, quando a água costuma ser gelada, foram registrados valores de TSM tão baixos em Imbituba em 2023.