O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, e o vice-prefeito, Denis Matiola, abriram à imprensa a antiga estrutura que abrigava a administração pública
Prefeito Estêner Soratto, vice-prefeito, Denis Matiola, e equipe durante apresentação do novo endereço da administração municipal - Foto: Fabiano Bordignon/Revista Única O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, e o vice-prefeito, Denis Matiola, abriram à imprensa, nesta segunda-feira, 12 de janeiro, a antiga estrutura que abrigava a administração pública municipal, localizada no Centro da cidade. A visita teve como objetivo apresentar as condições dos imóveis e justificar a mudança da prefeitura para uma nova sede.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com a administração municipal, os gabinetes do chefe do Executivo, do vice-prefeito e de setores estratégicos da gestão apresentavam infraestrutura bastante comprometida, com problemas estruturais e condições consideradas insalubres.
A situação e o alto índice de atestados médicos por doença de servidores motivaram a transferência das atividades administrativas para o novo prédio, situado ao lado do Facilita Tubarão.
Durante a visita, Soratto informou que a última reforma realizada no tradicional Paço Municipal ocorreu em 2015 e contemplou apenas uma das casas que compõem o complexo. Ao todo, cerca de 130 servidores municipais trabalhavam nos imóveis que integram o endereço.
Novo endereço
A nova estrutura, segundo o prefeito, está pronta desde 2022. No entanto, a mudança não foi efetivada à época pela gestão passada em razão da “Operação Mensageiro”, que resultou na prisão do então prefeito e do vice-prefeito, interrompendo o processo de transição para o novo espaço.
Soratto destacou ainda que, apesar das condições insalubres do antigo paço, a atual gestão tentou adotar medidas paliativas para manter o funcionamento da administração no primeiro ano de mandato. Ele explicou que a proposta inicial de aluguel do novo imóvel era de R$ 207 mil mensais, valor considerado inviável diante da situação financeira herdada pelo município.
Após negociações, o valor foi reduzido para R$ 105 mil, o que possibilitou a aceitação do contrato diante da impossibilidade de permanência no antigo endereço.
O prefeito também ressaltou que toda a mobília e a manutenção da nova estrutura são de responsabilidade dos locadores, o que, segundo ele, contribui para a redução de custos operacionais do município. Outros setores administrativos de outras pastas serão também transferidas para o novo endereço, que auxiliará ainda mais na redução de despesas com outras locações.
A reportagem da Revista Única acompanhou a visita ao Paço Municipal, confira abaixo detalhes de estruturas em estado precário no local.
:: Acesse aqui ou no botão azul abaixo para assistir o vídeo no Instagram