Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
24 °C
16 °C

Vacinação contra o sarampo é antecipada para crianças de 6 a 11 meses em Tubarão

A antecipação busca evitar a reintrodução do vírus no Brasil

Por Redação / Revista Única
09/06/2025 - 15h10
A Dose Zero é uma medida preventiva adotada em cenários de risco aumentado de exposição ao vírus - Foto: Freepik

Começa a ser aplicada hoje, pela Secretaria de Saúde de Tubarão, a Dose Zero da vacina contra o sarampo, voltada a crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias de idade.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e tem como objetivo antecipar a proteção diante do aumento expressivo de casos da doença nas Américas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A antecipação busca evitar a reintrodução do vírus no Brasil, que já havia conquistado o status de área livre do sarampo.

De acordo com os dados mais recentes, até a 16ª semana epidemiológica de 2025, foram registrados 2.325 casos da doença nas Américas — um aumento de 11 vezes em relação ao mesmo período do ano passado. Casos foram confirmados na Argentina, Belize, Bolívia, Canadá, México, Estados Unidos e também no Brasil.

A Dose Zero é uma medida preventiva adotada em cenários de risco aumentado de exposição ao vírus. Ela oferece uma proteção precoce e temporária, mas não substitui as doses previstas no calendário nacional de vacinação, que devem seguir normalmente aos 12 e 15 meses de idade.

“O início da aplicação da Dose Zero é uma medida preventiva importante para proteger nossas crianças diante do aumento de casos nas Américas. A antecipação ajuda a evitar a reintrodução do sarampo no país”, destaca o secretário de Saúde, Otávio Piva.

Crianças de 6 a 8 meses e 29 dias devem receber a vacina Dupla Viral (sarampo e rubéola), que será aplicada exclusivamente na sala de vacina central da Policlínica, das 7h30 às 19 horas, com distribuição de senhas até as 18h30.

Crianças de 9 meses a 11 meses e 29 dias receberão a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), disponível em todas as unidades de saúde com sala de vacinação.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR