Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Tubarão sedia 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa dos municípios da Amurel

Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades da região

Por Redação, Revista Única
27/06/2025 - 18h03
A Conferência Intermunicipal tem como finalidade ampliar a participação social

O tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação” foi o norte da 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa dos municípios que compõem a região da Amurel, promovida na tarde da última quinta-feira, 26 de junho, no auditório do Bloco Pedagógico da Unisul.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades da região. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O município de Tubarão foi representado pelo vice-prefeito Denis Matiola, pela primeira-dama Graziele de Souza Soratto da Silva, pela secretária Heloísa Cabral, pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) Kátia Bressan, além de membros dassecretarias de Assistência Social, Mulher e Família, Saúde, Gestão, Procuradoria, Urbanismo e Fundação Municipal de Esporte, assistente social da Amurel Ivânia May, sociedade civil e usuários da política pública.

A conferência foi conduzida pela assistente social Norma Carvalho, que ministrou uma palestra e em seguida separou os participantes em grupos de trabalho divididos em cinco eixos: 1º – financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; 2º – fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; 3º – proteção e enfrentamento a todas as formas de violência; 4º – participação social, protagonismo e vida comunitária nas perspectivas das múltiplas velhices; e 5º – consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

A Conferência Intermunicipal tem como finalidade ampliar a participação social, promover o debate democrático e propor diretrizes para a formulação e fortalecimento das politicas públicas voltadas à garantia dos direitos das pessoas idosas da região.

“São instrumentos fundamentais para o levantamento de propostas da sociedade, visando fortalecer a política de promoção e defesa dos direitos humanos da pessoa idosa, e possibilita uma análise crítica dos serviços prestados pelas instituições governamentais, não-governamentais e sociedade civil”, ressalta a presidente do CMDPI, Kátia Bressan.

O Estatuto do Idoso assegura que toda pessoa idosa tem seus direitos fundamentais da pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral.

Garante, por meio de leis ou outros mecanismos, todas as oportunidades e condições necessárias para preservar sua saúde física e mental, além de promover seu desenvolvimento moral, intelectual, espiritual e social, sempre em condições de liberdade e dignidade.

A presidente destaca que é preciso um olhar mais aprofundado sobre as questões que envolvem o envelhecimento e suas fragilidades.

“Nossas reflexões em torno dessa temática estão imbricadas com a questão do envelhecimento, com a pessoa idosa, que tem projetos de vida e almeja, sim, qualidade de vida”, enfatiza.

Após as deliberações, foram escolhidos os delegados para participarem da conferência estadual, que, a partir dos resultados, os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, governo e sociedade civil passam a implementar ações de promoção, controle e defesa desse segmento.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR