Concessionária identificou que esse formato diminui futuros impactos nas vias
Para a repavimentação de asfalto das vias que receberem a implementação da rede coletora de esgoto, a Tubarão Saneamento trabalhará com um novo formato de pavimentação a partir da próxima semana.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Em um período de testes desde 2023, a Concessionária identificou que esse formato diminui futuros impactos nas vias e busca manter a integridade do material por mais tempo.
Após a abertura das valas para a implementação da rede coletora de esgoto, a Concessionária entra com o processo de repavimentação, que consiste em manter o processo de reposição de materiais adequados até a camada final asfáltica. O que muda neste novo formato é que ocorrerá duas camadas de pavimentação, para trazer mais resistência para a vala que foi mexida.
Ou seja, após repor os materiais será realizada a primeira camada de asfalto, e que ficará durante 30 dias recebendo impactos para a compactação do solo, com o trânsito fluindo normalmente.
Este processo poderá gerar um pequeno desconforto devido a acomodação do asfalto. Então, após este tempo para acomodação do solo, uma nova camada de asfalto será aplicada, sendo ela a camada final.
“Esse novo formato de repavimentação que estudamos e vamos viabilizar, minimizará possíveis futuras irregularidades no pavimento no alinhamento onde a vala foi aberta e diminuirá as chances da pista ficar em nível que a diferencie do restante da rua. Assim, buscamos amenizar a diferença do asfalto que recebeu intervenção”, pontua o Coordenador de Investimentos, Leonardo Schmitz de Figueiredo.
A partir da próxima semana, com a finalização de alguns trechos das obras da rede coletora na Rua Princesa Isabel, o novo processo de pavimentação será iniciado naquela região. A Concessionária, desde já, solicita atenção e compreensão dos clientes ao trafegarem nas vias repavimentadas e reafirma que, a primeira camada é temporária.
“É muito importante esse tempo de compactação com a primeira camada asfáltica, para identificarmos possíveis pontos de correção que podem haver recalque. Com esta primeira camada evita problemas em dias de chuva e desconforto para veículos e bicicletas. Além disso, permite que os problemas que ocorrerem sejam corrigidos na sequência, após os 30 dias, vindo a camada definitiva. Precisamos de compreensão e otimismo neste processo, a Tubarão Saneamento reafirma seu compromisso com a cidade de Tubarão em mitigar o impacto das obras de ampliação do sistema de esgoto e busca a melhoria contínua”, informa o diretor Marcelo Matos.