***
O Plano de Mobilidade Urbana de Tubarão (PlanMob), que é desenvolvido pela empresa Tecnotran Engenheiros Consultores LTDA, trata-se da reunião das políticas de transporte e de circulação, integradas com a política de desenvolvimento urbano, e tem como finalidade proporcionar acesso amplo e democrático ao espaço urbano.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Inicia nesta terça-feira, 18 de abril, a série de reportagens “Tubarão em Movimento”, que visa trazer dados e informações a respeito do trânsito e transporte da Cidade Azul.
As curiosidades são retiradas diretamente dos diagnósticos realizados pela Tecnotran. Os diagnósticos são apresentadas periodicamente nas audiências públicas realizadas no município e demonstram os dados que são de interesse da população em geral.
Nesta primeira edição, serão apresentados os dados correspondentes as análises em relação aos deslocamentos realizados pelos moradores de Tubarão.
Os fatores de expansão foram calculados a partir da distribuição do número total de moradores da área de estudo e da amostra obtida para os mesmos, estratificados em função dos bairros em que residem e da faixa etária.
De acordo com dados do o Censo Demográfico do IBGE para o ano de 2010, dos 97.235 moradores de Tubarão, que residem na área de estudo, a Matriz Origem Destino indica 164.475 deslocamentos diários.
Um deslocamento compreende cada trajeto que os moradores percorrem, como exemplo: cada pessoa que sai de casa para o trabalho (origem em casa e destino no trabalho) e volta do trabalho para casa (origem no trabalho e destino em casa) são contados dois deslocamentos.
Confira o número de deslocamentos realizados para cada meio de transporte utilizado pelos moradores de Tubarão:
Automóvel (condutor) – 39.040 deslocamentos (23,7%)
Automóvel (passageiro) – 21.973 deslocamentos (13,4%)
Ônibus municipal – 16.717 deslocamentos (10,2%)
Ônibus fretado – 4.106 deslocamentos (2,5%)
Escolar – 2.685 deslocamentos (1,6%)
Moto particular – 31.689 deslocamentos (19,3%)
Mototáxi – 30 deslocamentos (0,0%)
Taxi – 498 deslocamentos (0,3%)
Aplicativo – 2.289 deslocamentos (1,4%)
Bicicleta – 13.703 deslocamentos (8,3%)
A pé – 31.744 deslocamentos (19,3%)
O objetivo da série é deixar toda a população tubaronense informada sobre os dados que envolvem o Plano de Mobilidade Urbana, visando inclusive uma maior participação dos cidadãos nas futuras audiências públicas realizadas no município.
Para isto, as sugestões e opiniões de todos os moradores é fundamental para o futuro da mobilidade de Tubarão. Deixe suas sugestões através do e-mail imprensa@tubarao.sc.gov.br ou do whatsApp da prefeitura de Tubarão: (48) 9 8419-7310.
As opiniões dos cidadãos serão repassadas diretamente ao secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio, Evandro Almeida e ao Gerente de Trânsito, Dionísio de Quadros, que atuam em conjunto com a Tecnotran para o desenvolvimento do PlanMob de Tubarão.