Em Tubarão e Capivari de Baixo a qualidade do ar está boa
Respirar ficou até mais fácil nesta segunda-feira, 16 de setembro, com a qualidade do ar em Santa Catarina atingindo o patamar considerado bom pela primeira vez desde a última quarta-feira, 11 de setembro, segundo o site suíço IQAir. Há três radares no Estado: dois em Tubarão e um em Capivari de Baixo. Em todas estas, a qualidade do ar também está boa, entre 24 e 30.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O site usa um índice numérico para classificar a qualidade do ar: de 0-50, a avaliação é boa; de 51-100, moderada; de 101-150, insalubre para grupos sensíveis; de 151-200, insalubre; de 201-300, muito insalubre; e de 301 para cima, perigoso.
Para efeitos de comparação, na sexta-feira, 13 de setembro, a nota de Florianópolis era de 151. Por volta das 10h40min, o número estava em 158 e a cidade era a segunda com pior ar do Brasil.
Esta medida, chamada de AQI (air quality index, ou índice de qualidade do ar, em português), é baseada na escala da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
Ele faz uma estimativa da presença de cinco poluentes atmosféricos: ozônio troposférico, poluição por partículas, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio.