Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
29 °C
21 °C

Reunião debate responsabilidades e ações previstas para o Rio Tubarão/Madre

Um panorama detalhado das responsabilidades previstas para os diversos órgãos envolvidos foi apresentado

Por Redação, Revista Única
08/12/2025 - 15h40

A Tubarão Saneamento promoveu, nesta última sexta-feira, 05 de dezembro, uma reunião sobre o Programa de Efetivação do Enquadramento do Rio Tubarão/Madre, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, do Complexo Lagunar e Bacias Contíguas.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

No encontro, foi apresentado ao vereador Rafael Gaspar Silvano (Tchê) um panorama detalhado das responsabilidades previstas para os diversos órgãos envolvidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo foi esclarecer o processo de monitoramento, acompanhamento e cumprimento das ações definidas no programa, além de reforçar o papel de cada instituição na recuperação e preservação do Rio Tubarão/Madre. A pauta foi motivada pela aprovação da Resolução CERH nº 082, de 11 de junho, que oficializou o enquadramento do Rio Tubarão/Madre.

Na apresentação, o presidente do Comitê, Woimer José Back, destacou a importância do trabalho integrado entre os diferentes setores: “O comitê é o caminho para ajudar cada instituição a dar sequência em suas ações”, afirmou. Ele também reforçou a necessidade de cuidado e planejamento diante dos desafios ambientais: “O recurso hídrico é finito, precisamos ter atenção e cuidado”.

Responsabilidades e transparência 

Durante o encontro, foi apresentado um recorte do estudo técnico elaborado em 2024, que reúne o conjunto de ações necessárias para o cumprimento das metas de enquadramento. Entre elas, foram detalhadas aquelas atribuídas ao Município de Tubarão, divididas em ações contínuas e ações pontuais. De maneira resumida, foi organizada em para três grandes marcos: o saneamento básico, a gestão de recursos hídricos e o manejo agropecuário que possuem metas de curto (2029), médio (2039) e longo prazo (2042).

O diretor da Tubarão Saneamento, Marcelo Matos, reforçou a importância da integração entre os órgãos públicos, comitês, setor técnico e sociedade para que as metas sejam alcançadas. “É essencial acompanhar de perto e conferir o que está previsto para cada órgão e suas responsabilidades. É muito importante compartilhar e aumentar a divulgação dessa informação, porque precisamos da ajuda de todos.”.

O programa de efetivação do enquadramento representa um avanço para a gestão hídrica regional e estabelece uma agenda de trabalho de longo prazo, com metas progressivas até 2042. A reunião reforça o compromisso das instituições em atuar de forma conjunta para garantir a recuperação e a qualidade do Rio Tubarão/Madre.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR