Unidades do Sesi Criciúma e Sesi Tubarão somaram premiações e reconhecimentos nas etapas regionais realizadas em Caçador
Sesi Tubarão comemorou a conquista do primeiro lugar no estado no Edital de Projetos STEAM - Foto: Divulgação A presença da Região Sul de Santa Catarina no Festival Sesi de Robótica, que finalizou nesta terça-feira, 02 de dezembro, em Caçador, resultou em um conjunto expressivo de conquistas que enaltecem a força da robótica educacional em toda a região.
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As unidades do Sesi Criciúma e do Sesi Tubarão retornaram do torneio com premiações importantes, indicações técnicas e reconhecimentos institucionais que consolidam o avanço da metodologia Steam e o protagonismo estudantil na rede.
Pelo SESI Criciúma, a equipe Scorpions, formada por estudantes do município de Criciúma e treinada por professores do Sesi em um projeto desenvolvido em parceria com a prefeitura, recebeu o prêmio de Melhor Design de Robô e encerrou a participação entre os destaques da competição, alcançando o quinto lugar geral como finalista suplente para a etapa nacional.
O desempenho individual também chamou atenção com a conquista do aluno Mateus, do 5º ano B, que garantiu o primeiro lugar e a medalha de ouro no torneio de Soroban. Além disso, a instituição ainda teve reconhecimento de projetos que aconteceram durante a Mostra STEAM da Escola, onde recebeu cinco placas de reconhecimento de projetos de toda etapa educacional da educaççao Básica: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e EJA, reforçando a consistência do trabalho pedagógico realizado ao longo do ano. Outro destaque foi a equipe FTC Carvoeiros Robotech, premiada com o troféu Sustentabilidade em uma das modalidades mais complexas do campeonato.
Por fim, o SESI Criciuma segue para a etapa nacional com a equipe Alpha Scuderia, que já tem vaga assegurada para a etapa nacional, que acontecerá em março de 2026, em São Paulo.
Na Regional Litoral Sul, o desempenho também contou com resultados significativos. O Sesi Tubarão comemorou a conquista do primeiro lugar no estado no Edital de Projetos STEAM, na modalidade Ensino Médio, com o projeto “Tubarão 2.0: Gestão eficiente das águas”, além do segundo lugar na modalidade Educação de Jovens e Adultos, com o projeto “Sacolas brincantes”. Na modalidade STEM Racing, a Scuderia Ímpeto encerrou a participação em quarto lugar geral, recebendo três indicações técnicas nas categorias Engenharia, Identidade Visual e Projeto Social. A regional também destacou a atuação da equipe Master Lego, formada por estudantes da rede municipal de Sangão e treinada pelo Sesi, que teve uma participação de destaque no festival e reforçou o impacto das parcerias institucionais na formação dos estudantes.
“Os resultados da Regional Litoral Sul refletem o comprometimento e o talento de nossos estudantes, educadores e equipes de apoio. O primeiro lugar em Projetos STEAM no Ensino Médio em nível estadual e o segundo lugar na EJA evidenciam a força da inovação que estamos construindo, reafirmando nosso compromisso com uma educação de qualidade e preparada para o futuro. Também celebramos o quarto lugar da Scuderia Ímpeto na STEM Racing, com três indicações relevantes, e a participação dedicada da equipe da rede municipal de Sangão, treinada pelo SESI. Para nós, é motivo de profundo orgulho acompanhar o desenvolvimento dos nossos estudantes e vê-los protagonizando projetos que se conectam com os desafios e oportunidades da atualidade”, destaca a coordenadora de Educação da Regional Litoral Sul, Cleiane Pereira de Souza.
Para Gabrieli Borges Uggioni, coordenadora de Educação Básica do Sesi Criciúma, o conjunto de resultados alcançados pelas unidades da região reforça a qualidade da metodologia aplicada pela instituição. “Celebramos com grande orgulho as conquistas de nossos estudantes nas diversas modalidades do torneio regional de robótica, que evidenciam a força e o impacto da metodologia educacional que adotamos. Os resultados obtidos pelos estudantes e o reconhecimento do Sesi demonstram que, quando o aprendizado é pautado em projetos, inovação e protagonismo estudantil, nossos alunos desenvolvem competências essenciais para o futuro. Essas conquistas refletem não apenas mérito individual e coletivo, mas a eficácia de uma educação que integra teoria, prática, criatividade e colaboração”, finaliza Gabrieli.