***
Representantes da Comissão de Acompanhamento dos Projetos para Desassoreamento do Rio Tubarão se reuniram nesta terça-feira, 07 de março, com o deputado estadual Pepê Collaço (Progressistas), proponente da Frente Parlamentar das Dragagens dos Rios Catarinenses na Assembleia Legislativa.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
O grupo sugeriu que o primeiro passo no sentido de concretizar a obra é buscar as secretarias de Estado da Defesa Civil e de Infraestrutura e Mobilidade.
Junto ao governo catarinense, é necessário providenciar a atualização do projeto executivo da redragagem, elaborado há dez anos. Também é preciso fazer uma série de adequações das condicionantes sinalizadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Somente depois destas providências será emitida a licença ambiental de instalação. “É um assunto muito sério que precisa de atenção urgente. É uma obra vital para Tubarão e vou me empenhar ao máximo para tirar do papel”, declara o deputado.
A comissão defende que um único órgão do estado assuma o assunto e siga até o final. “Concentrar as discussões em torno da obra é primordial para levar essa antiga reivindicação adiante”, avalia o vice-presidente do Comitê da Bacia, Rafael Marques, que participou da reunião junto com o presidente e o secretário executivo do comitê, Woimer José Back e Patrício Fileti.