A medida segue o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde
Diante da confirmação de três casos de dengue no Bairro Oficinas, será realizada nesta quarta-feira, 16 de abril, uma ação de pulverização em uma área de 150 metros ao redor das residências dos pacientes.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A medida segue o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti na região.
O bairro soma 109 focos do mosquito, número que representa um terço dos 330 focos registrados atualmente em Tubarão. A situação acende um alerta para a importância da mobilização de todos na prevenção e no controle da doença.
A pulverização é uma medida emergencial voltada para a eliminação do mosquito adulto e deve ser associada à eliminação dos criadouros, prática que continua sendo a forma mais eficaz de combate à dengue.
Qualquer recipiente que acumule água parada pode servir de abrigo para o mosquito, como vasos de plantas, calhas, tonéis e baldes.
Esse trabalho será realizado apenas se as condições climáticas forem favoráveis, garantindo a eficácia do produto aplicado e a segurança da população.
“As equipes estão preparadas e seguindo todas as diretrizes técnicas para conter o avanço da dengue. Mas é essencial que cada morador faça a sua parte, eliminando os criadouros e mantendo os ambientes limpos”, destaca o secretário de Saúde, Otávio Piva.
As equipes do Programa de Endemias seguem atuando com visitas domiciliares, orientações e monitoramento constante em toda a cidade.
A população pode colaborar denunciando possíveis focos pelo telefone (48) 3621-9051 ou pelo e-mail: ouvidoria@tubarao.sc.gov.br.
O combate à dengue é uma responsabilidade coletiva, e ações simples fazem a diferença para reduzir os riscos da doença no município.