***
A Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região (Sindicont) realizou, nesta terça-feira, 18 de abril, um curso de atualização e aprimoramento em legislação trabalhista, destinado aos profissionais da Contabilidade, associados ao Sindicont, e para profissionais que atuam na área de Recursos Humanos.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
O evento buscou sanar dúvidas e apresentar as principais novidades na área para o ano de 2023, incluindo a adoção de tecnologias no ambiente de trabalho.
Rosemary Christina Pila, advogada e especialista em Direito do Trabalho, enfatizou a necessidade de os profissionais da área contábil se manterem atualizados: "É imprescindível estarem sempre antenados às mudanças. Desde a reforma trabalhista, muitos aspectos evoluíram e, com o novo governo, diversas modificações estão previstas para este ano", ressalta.
O curso abordou uma série de temas relevantes, como o programa Emprega Mais Mulheres - uma iniciativa que visa fomentar a igualdade de gênero no mercado de trabalho, a implementação do FGTS digital, as inovações do eSocial para 2023 e a crescente importância da segurança e saúde no trabalho.
“Um profissional da contabilidade desatualizado pode comprometer a saúde financeira da empresa, já que é ele quem gerencia questões fiscais, tributárias e governamentais. Muitas vezes, há impostos, taxas e fiscalizações do governo municipal, estadual e federal que as pessoas desconhecem. Por isso, é fundamental que o profissional da contabilidade esteja sempre atualizado para poder orientar adequadamente”, afirma a advogada.
Eli Oliveira de Souza, Presidente do Sindicont de Tubarão e Região, destaca que o curso aborda pontos cruciais que, se não compreendidos, podem gerar problemas, multas e outras penalidades.
“O objetivo da capacitação é proporcionar uma reciclagem aos profissionais da área, principalmente aos ligados aos Recursos Humanos, onde podem ocorrer grandes problemas. A legislação trabalhista está em constante atualização e muitas pessoas desconhecem suas nuances. O curso servirá como uma oportunidade de aperfeiçoamento e atualização”.
Sindicont planeja mais capacitações
O curso, que ocorreu em Tubarão, contou com a presença de profissionais de outras cidades da região, como Laguna e Pescaria Brava. Segundo o Presidente, o evento foi planejado especialmente para os associados, mas também foi aberto a profissionais de outras localidades.
“A proposta é promover, no mínimo, um curso por mês, com a possibilidade de mais eventos conforme a demanda e as atualizações necessárias. Além disso, estamos estudando ferramentas para ampliar, ainda mais, o alcance desses treinamentos”, conclui o Presidente do Sindicont de Tubarão e Região.