Ferramenta garante consultas online 24h com mais de 60 médicos e promete reduzir filas nas unidades de saúde
Prefeito Soratto e vice Denis, juntamente com os gestores da Secretaria de Saúde - Foto: Fabiano Bordignon/Revista Única Na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, Tubarão deu um passo importante na modernização da saúde pública ao lançar oficialmente o serviço de telemedicina – uma plataforma que já está disponível para toda a comunidade de forma gratuita.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O novo recurso reúne mais de 60 médicos de diversas especialidades, prontos para atender a população 24 horas por dia – sete dias por semana. A iniciativa oferece mais praticidade e agilidade no acesso a consultas médicas – além de representar uma ferramenta essencial para o desafogamento das unidades de saúde presenciais.
Atualmente, são realizadas 30 mil consultas por mês na rede pública do município. A administração municipal pontua que o atendimento remoto não terá custo para os pacientes e vai permitir que muitos casos sejam resolvidos sem a necessidade de deslocamento até os postos, especialmente os de menor complexidade. “Isso significa menos tempo de espera, mais eficiência no sistema e maior conforto para os moradores”, elevou a iniciativa o prefeito Estêner Soratto.
A telemedicina também contribuirá para otimizar recursos, facilitando diagnósticos rápidos e o acompanhamento de tratamentos, além de ampliar a oferta de profissionais disponíveis, mesmo fora dos horários tradicionais de funcionamento das unidades.
Soratto também lembrou que esta é mais uma ação do plano de governo do 22. “São dez meses de governo e esta é mais uma entrega da nossa administração. Elevo também todos os servidores da prefeitura que não têm medido esforços para trabalhar em favor à nossa população”.
O secretário de Saúde, Otávio Piva, destacou que a telemedicina representa um salto de qualidade nos serviços municipais. “Estamos trazendo a tecnologia como aliada da saúde pública. A telemedicina vai aproximar o paciente do médico e agilizar atendimentos que antes demoravam meses. É uma mudança que vai salvar tempo, recursos e principalmente vidas”, afirmou.
A partir de hoje, a população de Tubarão já pode acessar o serviço. Não há limites de consultas. O prefeito observou ainda que a divulgação de todos representará o sucesso do programa.
Para utilizar a plataforma, o paciente terá de criar um usuário (número do CPF) e uma senha (os seis primeiros digitos do CPF). O link de acesso está disponível no site da prefeitura (www.tubarao.sc.gov.br/telemedicina).