"Operação Recupera": mandados de busca e apreensão são cumpridos em Tubarão e outras cidades
As infrações eram conduzidas por funcionários e ex-funcionários da CEF - Foto: Reprodução/Imagem Ilustrativa A Polícia Federal deflagrou nesta manhã de quarta-feira, 13 de agosto, uma ação contra uma organização criminosa especializada em fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)..
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A ação “Operação Recupera” cumpre seis mandados de busca e apreensão em Florianópolis, Tubarão, além de cidades do Rio de Janeiro. O prejuízo estimado é de R$ 3 milhões.
De acordo com as investigações, as fraudes começaram em 2018, com a concessão indevida de benefícios assistenciais e previdenciários por meio da inserção de dados falsos nos sistemas informatizados da Caixa Econômica Federal.
As infrações eram conduzidas por funcionários e ex-funcionários do banco, que se valiam de seus acessos para viabilizar as fraudes.
As investigações apontam que quatro ex-servidores da instituição realizaram comprovações de vida fraudulentas de pessoas fictícias ou já falecidas, emitiram segundas vias de cartões de beneficiários inexistentes e autorizaram pagamentos irregulares.
Além disso, utilizaram documentos adulterados para habilitar benefícios e atuaram de forma sincronizada na inserção de dados falsos no sistema informatizado.