O aumento de 200 metros quadrados da estrutura foi exigido pela Vigilância Sanitária do Estado
Assinatura da Ordem de Serviço foi realizada na UPA nesta quinta, 10 - Foto: Joyce Santos/Revista Única Uma das últimas etapas para a liberação da UPA 24 horas Dr. Manoel Bertoncini, em Tubarão, foi formalizada na tarde desta quinta-feira, 10 de julho.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O prefeito Estêner Soratto assinou a Ordem de Serviço para que a empresa vencedora do processo licitatório possa iniciar as obras de ampliação do local hoje com 800 metros quadrados.
Com o aumento de 200 metros quadrados, que será realizado pela Arvic Construções LTDA, de São Ludgero, as instalações estarão aptas a abrigar a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, conforme exigência do Ministério da Saúde, apontada pela Vigilãncia Sanitária do Estado de Santa Catarina, para se enquadrar à modalidade.
A solenidade de assinatura foi realizada na própria UPA, localizada na Rua Januário Alves Garcia, 520, no Bairro Humaitá.
O investimento para esta última etapa de obras na infraestrutura da construção é de R$ 1,725 milhão. Segundo o empresário proprietário da construtora, os trabalhos devem ser iniciados já nesta próxima sexta-feira, 11 de julho.
Com essa adequação a UPA de Tubarão também será definida como tipo 5 que possibilita o repasse de mais R$ 150 mil mensais, pelo Ministério da Saúde, quando estiver funcionando.
“Desde o primeiro dia da nossa gestão, temos trabalhado incansavelmente para abrir a UPA e garantir esse atendimento tão esperado pela população. A assinatura da ordem de serviço é o resultado de um esforço diário, de muito planejamento e de compromisso com a saúde dos tubaronenses”, destacou o prefeito Estêner Soratto.
Dentre as diversas autoridades presentes, o secretário de Saúde, Otávio Piva, ressaltou a importância deste momento para a área. “A assinatura da ordem de serviço é o início da realização de um sonho de toda a população de Tubarão e também mostra o comprometimento da administração com a entrega de mais essa ferramenta”, destaca.
Últimas etapas
Além da ampliação do local, a equipe da Secretaria de Municipal de Saúde alinha os últimos detalhes para lançar o edital de licitação para a aquisição do mobiliário para a UPA.
O local que irá funcionar como uma emergência, semelhante a do hospital, será gerida por uma Organização Social em Saúde (OSS) o que também exigiu uma adequação da lei municipal que até então só permitia a contratação por licitação o que não é permitido para esta modalidade.
"Nós criamos o Projeto de Lei para que possa ser realizado o processo de credenciamento que é a forma que possibilita a contratação da OSS. A proposta tramitará na Câmara de Vereadores e deve ser aprovada em breve, após já ter passado pelas comissões. E com isso conseguiremos contratar a OSS", salientou o prefeito.