Caminhões circularam pelas ruas recolhendo materiais inservíveis que podem acumular água e servir de criadouros do mosquito transmissor de doenças
O Bairro Oficinas recebeu, na manhã desta segunda-feira, 07 de abril, um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Caminhões circularam pelas ruas recolhendo materiais inservíveis que podem acumular água e servir de criadouros para o transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação foi realizada após equipes da Secretaria de Saúde percorrerem, na última sexta-feira, 04 de abril, as residências da área delimitada para orientar os moradores sobre o descarte correto de entulhos.
O recolhimento desta segunda-feira foi feito em uma área previamente mapeada, entre a Avenida Marechal Deodoro (beira-rio) e a Rua Galdino José de Bessa, estendendo-se até a Rua Antônio Delpizzo Junior e contornando o limite do bairro até retornar à beira-rio, ao longo da Rua João Piava, incluindo toda a região próxima aos trilhos. Ao todo, foi recolhida uma quantidade de cerca de sete toneladas de entulhos.
Os moradores foram orientados a colocar nas calçadas itens como sofás, camas, fogões, cadeiras, mesas, panelas, eletrônicos, latas de tinta e pneus, facilitando o trabalho das equipes de coleta.
A iniciativa fez parte das estratégias contínuas de prevenção e reforçou a importância da participação da comunidade na eliminação dos focos do mosquito.
Atualmente, o município registra 283 focos do mosquito, com destaque para os bairros Oficinas, Vila Esperança e Santo Antônio de Pádua, que concentram o maior número de focos.
Além disso, Tubarão contabiliza 71 notificações da doença, com três casos confirmados.