***
Mesmo com a licitação do novo sistema de bombeamento da macrodrenagem da margem esquerda em andamento, a prefeitura de Tubarão busca iniciativas para tornar o serviço já existente mais eficiente.
Nesta quarta-feira, 11, teve início a troca de lugar do motor de bombeamento, localizado no cruzamento da avenida José Acácio Moreira com a rua Luís Pedro de Oliveira.
O equipamento foi retirado da galeria subterrânea e será reinstalado próximo da calçada, na altura da avenida. Com isso, o motor ficará protegido da ação da água quando o nível do Rio Tubarão subir e deixar a galeria fluvial inundada, o que vai ativar a operação do sistema de bombeamento.
Os trabalhos de mudança e instalação são executados pela Coordenação de Proteção e Defesa Civil do município, em parceria com a secretaria de Infraestrutura.
A expectativa é de que a religação desse motor no novo local e a normalização do sistema sejam concluídas na próxima semana.
Novo sistema em fase de licitação
Apresentado no início de dezembro, o projeto para implantação do novo sistema de bombeamento da macrodrenagem da margem esquerda está em andamento, com as propostas das empresas interessadas sendo abertas no próximo dia 24.
O investimento global é de R$ 3.022.795,28, sendo que a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR) disponibilizou R$ 500 mil ao município para investir no projeto.
O projeto do novo sistema de estações elevatórias e um conjunto de motobombas prevê a implantação de mais cinco equipamentos: um próximo da Rua Manoel Antunes Teixeira, um em frente ao terminal urbano da ponte Heriberto Hülse.
E a Ainda um ao lado da Unisul, na Rua Padre Dionísio da Cunha Laudth, um na região do Seminário Nossa Senhora de Fátima, para atender a macrodrenagem da região do Bairro Pantanal, e um em substituição ao equipamento já existente na rua Luís Pedro de Oliveira.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Fonte: PMT