Montante de chuvas nas regiões da serra catarinense também interfere no nível do rio Tubarão
O Grupo de Ações de Coordenadas (GRAC) de Tubarão permanece atento às condições climáticas e às chuvas que caem na região. Na tarde desta quinta-feira,12 de outubro, até as 16 horas, havia caído 58,2 mm de chuva em Tubarão e, neste mesmo horário, de acordo com a medição da ANA/Epagri, o rio Tubarão estava com 4,19 metros.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O nível do rio vem subindo devagar, ampliando seu volume conforme vai recebendo a chuva ocorrida a montante nas regiões mais próximas da serra catarinense. Na manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil do Estado previu que o rio Tubarão poderá chegar a 5,50 metros, volume bem menor do que o alcançado na semana passada, quando rio chegou a 6,83 metros.
Ainda assim, como todos os dados são baseados em previsões, é importante manter os cuidados e ficar em alerta caso haja alterações bruscas das condições atmosféricas.
Ao longo do dia, foram mantidos também os trabalhos de limpeza das equipes coordenadas pela secretaria de Serviços Públicos. As ações foram intensificadas no bairro Dehon, com atuação do hidrojato para retirar lama e outros detritos e recolhimento de móveis no KM 60, São João e Bom Pastor. O hidrojato foi utilizado também para limpeza de bueiros no bairro Fábio Silva. Em Tubarão, existem cerca de 6 mil bocas de lobo e a secretaria de Serviços Públicos mapeou os locais com mais cotas de água que terão prioridade no desentupimento dos bueiros.
Com a manutenção das condições climáticas mais favoráveis do que o previsto, estão mantidas as aulas nesta próxima sexta-feira, 13 de outubro, em todas as unidades do Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil da rede própria do município. Escolas particulares e credenciadas à rede municipal de Ensino têm autonomia para fazer seus próprios calendários.
Até o início desta quinta-feira, 12 pessoas estavam abrigadas no Salão Paroquial do Morrotes e 18 idosos estão no Salão Paroquial de São Martinho. No município, estão disponíveis 8 locais, como salões paroquiais e sede de entidades, que têm estrutura para receber pessoas desalojadas e são acompanhados pelas equipes da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social. (Lista completa dos abrigos abaixo).
A Fundação de Meio Ambiente ainda mantém pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social.