Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
21 °C
6 °C

Exposição “Do escambo ao digital” analisa a história do comércio de Tubarão

Instalação reúne 11 artista visuais

Por Redação
03/06/2024 - 17h52.Atualizada em 04/06/2024 - 12h45
Entre os 11 participantes da exposição, está o casal Lilian e Guedes - Foto: Divulgação

A exposição coletiva de intervenção urbana "Do escambo ao digital", no centro de Tubarão, reúne 11 artistas visuais e entre eles o casal JB Guedes e Lilian Guedes.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Os dois artistas com longa trajetória cultural mostram suas visões sobre a trajetória do comércio local - cada um faz sua leitura própria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A exposição constrói espaços de reflexão, analisando a história do comércio de Tubarão, seus agentes, rotas e o impacto na estrutura social, econômica e cultural. Esse é o principal objetivo da exposição "Do escambo ao digital" e que, ao levar a arte ao espaço público, permite democraticamente o acesso a um grande público que circula pela região central de Tubarão.

A exposição é organizada pelo Museu Ferroviário de Tubarão, tendo com curadora Silvana Silva e tem apoio da CDL e prefeitura.

A intervenção urbana acontece com a exposição de manequins pintados pelos artistas e expostos no canteiro central da Avenida Marcolino Martins Cabral.

Também é possível apreciar as artes de lambe-lambe coladas em paredes em áreas do calçadão, com desenhos produzidos pelos artistas. 

Nesse contexto, estão Lilian e Guedes com seu trabalhos em todas estas frentes de produção. Lilian busca mostrar em todas as plataformas da sua arte, a participação das mulheres na atividade comercial, seja como empresária ou trabalhadora, mostrando a importância e a força feminina neste setor econômico.

Quem for ao Centro de Cultura vai perceber logo na entrada os vários pés colocados no chão mostrado o desenvolvimento do comércio e a etnia do município.

Guedes mostra de forma mais lúdica, com desenhos quase como ilustrações infantis, o DNA de Tubarão na atividade comercial, tendo como propulsores o seu rio e a estrada de ferro.

Nos seus quatro lambe-lambe produzidos como cores vivas, estas lembranças estão bem visíveis nos trabalhos espalhados pelos espaços públicos. Também produziu uma bolsa que retrata a cidade como pacotes de presentes. No Centro de Cultura estão dois bustos de manequins.

Participam da exposição: Bruna Neves, Brunna Venancio, Diana Mathiola, Eli Pereira, Idezio Jr, JBGuedes, JP Anjo, Lilian Guedes, Michel Torres Costa, Thiago Francisco e Valéria Braga. A exposição fica nas ruas de Tubarão até o dia 30 de junho.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR